www.ONDAVERDEONG.org.br

Você está em: HOME / QUEM SOMOS / MEMÓRIA

NOSSA HISTÓRIA

Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 por um grupo de pessoas unidas pelo desejo de cuidar da natureza, em especial da lagoa do violão, do Rio Mampituba e das questões relativas ao lixo urbano. Fato este, que causava grande preocupação na época e ainda causa.

Em 1998 começaram o processo de organização jurídica do grupo, que passaria a formar a ONG. Aconteceu então um concurso para criar a logo marca da Onda Verde. Participaram do concurso as escolas Marcílio Dias, Jorge Lacerda e São Domingos. O desenho da aluna Paula Medeiros Neves, estudante da 8ª Série, da escola são domingos foi o vencedor. Ela procurou colocar os elementos da natureza: terra na cor marrom, a água e o céu em tom azul, como onda, o verde representando as plantas e demais seres vivos. Faltou o sol. Depois foi sendo alterado e entrou o amarelo, no círculo, representando possivelmente, o sol.

Nesse ano e no ano seguinte, aconteceram reuniões, geralmente na casa de amigos, para fundar a ONG. São Sócios Fundadores: Remo e Loreni John, Leonila Quartiero Ramos, Benedito Salvador Ataguile, Nabor de Azevedo Guazzelli, Lenira Medeiros Neves, Maria de Fátima S. Cechin, entre outros.

As primeiras ações foram: construir o estatuto, plantar árvores nativas, principalmente ao redor da lagoa do violão e realizar palestras nas escolas.

Com o passar do tempo se agregaram outras pessoas formando um grupo de associados multidisciplinar, disposto a tocar o projeto inicial e ampliar as ações da ONG. Assim, a psicóloga Ângela Barcelos, recém formada ingressou no quadro de associados da Onda Verde, no décimo ano de sua existência, objetivando realizar atividades voluntárias junto ao hospital Nossa Senhora dos Navegantes. Posteriormente se uniu aos colegas recém formados Arlindo Teixeira Filho e Aline Andressa dos Santos Grossmann. Juntos passamos a fazer atividades que possibilitavam o exercício da psicologia ambiental, como: palestras nas escolas sobre drogas e atividades ecológicas, visando o aprimoramento profissional e o engajamento nas causas sociais.

A expansão das atividades e o encontro com a também associada Eni Spode, somando ao desejo de outros integrantes, deu oportunidade para a realização do primeiro projeto social da ONG. Assim nasceu os guardiões da Praia, que foi apresentado ao COMDICA, marcando o início da parceria entre ONDA VERDE e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

Fazendo Referência ao Projeto GUARDIÕES DA PRAIA – Na onda do verão (2011), Ângela relembra o encontro marcante com o guardião Waldemar, então aluno da E. E. E. B. Jorge Lacerda. Lembrança esta que lhe propicia grande alegria e expressão poética manifestada através da expressão "Uma vez Guardião, Sempre Guardião", dita por ela.

Hoje a ONG continua realizando projetos, palestras e participando de campanhas e eventos rumo a sustentabilidade socioambiental. Também participa de vários conselhos municipais, entre eles, o conselho municipal da criança e do adolescente COMDICA. É Conveniente Junto a SEMA, para manutenção do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba.

Av. General Osório, 158 - Centro - Torres/RS   ( junto a sede da Ecotorres )
Visite a Air Tecnologia